PÁroco JÂnio

Mensagem do Bispo aos Padres
 
 

Festa nas Paróquias e Comunidades.

A finalidade primeira da Igreja é Evangelizar. As Festas são oportunidades de confraternização, num ambiente saudável de uma grande Família. Também tem o objetivo de motivar a colaboração dos Paroquianos, através de doações, do seu trabalho abnegado e sua participação alegre na convivência da Comunidade, possibilitando à mesma angariar fundos para melhor executar sua missão evangelizadora.

 

Todos sabem que o álcool é uma droga prejudicial à saúde e que é causa de tantos transtornos sociais. Sabem também que o Governo do Estado de São Paulo tem tomado medidas, através de leis rígidas, como a Lei Seca e também a proibição de vendas de bebidas alcoólicas para menores. E agora acaba de determinar que o Estabelecimento em que um menor for flagrado ingerindo bebida alcoólica, será autuado.Diante de tudo isso, a Igreja, que se deve ser a primeira em promover a vida, a saúde, a paz e a dignidade nas famílias, não deveria dar o exemplo abolindo as bebidas alcoólicas em nossas Festas?

 

Alguns afirmam: “vai diminuir a participação”; “vai diminuir a arrecadação”; “ os cavaleiros não vão participar ”, etc. Pergunto: E daí? Será que, ainda vamos afirmar que os fins justificam os meios? Penso que, o testemunho das Paróquias, que tomaram medidas saudáveis, deve falar mais alto do que a necessidade de um decreto do Bispo: “Fica proibido o uso de bebidas alcoólicas em todas as Festas de Igreja”.

Que haja bom senso.